terça-feira, 30 de agosto de 2011

HOMEM E ANIMAL - COMPARAÇÃO ABISMAL

TEORIA E PRÁTICA
Texto de Valdemir Mota de Menezes, o Escriba

A humanidade tem a capacidade intelectual de elaborar planos para só então executá-los. Nós podemos fazer experiências, para só então concluir o que resultou em melhorar ao trabalho ou experimento. Esta capacidade de elaborar teorias e depois pô-las em práticas, nos faz distinguir de toda as demais criaturas. A comparação homem e animais é abismal, razão porque creio veementemente na criação e não na ficção da Evolução das Espécies. Mas continuando meu raciocínio, vejamos que a história da Humanidade sempre foi saturada com teorias, teorias de estratégias de guerra, teorias de governo, teorias religiosas, teorias pedagógicas, teorias do trabalho.

Graças a esta capacidade de elaborar teorias e experimentá-las, a humanidade desenvolveu novas formas de habitação, alimentação e vestuário, isso só para falar das necessidades básicas.

Enquanto isso, as demais criaturas do planeta continuam por milênios na sua forma primitiva de vida, apenas guiados pela informação genética que trazem no seu íntimo. As formigas continuam construindo formigueiros, os pássaros continuam fazendo ninhos, o gado continua comendo capim e nenhum deles, absolutamente nenhum deles foi capaz em milênios de existência, mudar o meio ambiente para confeccionar vestuário para si. A capacidade de criar teorias de manipular folhas, peles de animais e outros elementos da natureza deram ao humanos a habilidade de se vestirem com os mais diversos materiais.

As teorias são produções de um mecanismo de raciocínio e processo intelectual que podem ou não dar resultado, que podem ser melhorado e muitas vezes, com o tempo, abandonado. Assim vejamos como os homens construíram habitações com o que o meio-ambiente em sua volta lhe proporcionava, como: gelo, pedra, argila e madeira e mais recentemente vemos o emprego do vidro e metais.





A teoria sobre governo também produziu vários experimentos entre nós, tais como: governos patriarcais, teocráticos, monárquicos e regimes ditatoriais e democráticos, entre outros. De tempo em tempo, novas teorias são elaboradas, novos experimentos são posto em prática e em seguida caem em desuso e continuamos a nossa viagem no tempo...

Os homens elaboraram teorias sobre viagem a Lua e durante a execução deste projeto (ou teoria) fizeram milhares de correções... Tudo isso nos dá uma dimensão da grandeza que é a imaginação humana, onde estas duas palavras caminharão sempre juntas, enquanto durarem os nosso dias: TEORIA E PRÁTICA.

Toda teoria com a prática pode ser modificada, melhorada e abandonada, só não conseguimos viver sem Teoria e Prática, porque isso é o que nos faz ser singular no Planeta Terra.

Valdemir.



Nenhum comentário:

Postar um comentário