quarta-feira, 12 de maio de 2010

RAÇAS

“A divisão da humanidade em raças foi uma invenção dos europeus do século XIX que estudavam a desigualdade das raças para justificar seus objetivos colonizadores.” (Curso de Licenciatura em Historiada Universidade Metropolitana de Santos – aula 3_4_18)





Discordo desta posição da Universidade Unimes, pois uma espécie de animal ou no caso de humanos, naturalmente se divide-se em raças. Animais da mesma espécie, ainda que de raças diferente ao copularem geram descendentes. Os seres humanos são todos de uma mesma espécie, porém é inegável que a adaptação a certas condições climáticas permitiram que a humanidade se dividisse em raças.

Se algumas pessoas na história se basearam nestes estudos para justificarem a escravidão, o erro está na ideologia racista discriminatória e não nas raças em si. A humanidade basicamente esta dividida em negros, brancos e amarelos. Cada raça com suas características peculiares. O racismo nada tem de relação com o estudo das raças do século XIX, pois os negros já vinham sendo utilizados como escravos pelos brancos a séculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário